Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Uso de filtro solar regularmente reduz risco de melanoma invasivo

Você está localizado em: Home » Notícias » Uso de filtro solar regularmente reduz risco de melanoma invasivo



04/01/2010

Usar protetor solar regularmente pode reduzir o risco de desenvolver melanoma, de acordo com os resultados de um ensaio clínico controlado realizado por pesquisadores do Instituto Queensland de Pesquisa Médica, na Austrália.

O ensaio clínico é o primeiro prospectivo e aleatório a investigar a ligação entre o uso de protetor solar e o melanoma, o tipo mais letal de câncer de pele.

Pesquisadores liderados por Adèle Green, analisaram a incidência de melanoma entre 1.621 adultos brancos em um distrito em Queensland, na Austrália. Eles dividiram os participantes do estudo com idade entre 20 e 69 anos, em dois grupos.

De 1992 a 1996, os participantes em um grupo receberam um suprimento ilimitado de um protetor solar de amplo espectro, com um fator de proteção solar (FPS) de 16 e foram convidados a aplicá-lo todas as manhãs na cabeça, pescoço, braços e mãos, e reaplicá-lo após transpiração intensa, banho ou exposição ao sol por muito tempo. O grupo controle continuou usando protetor solar de qualquer FPS em sua frequência habitual, que para alguns consistia em nenhum uso.

Green e seus colegas seguiram os participantes do estudo por 10 anos e monitoraram todos os casos de melanoma primário recém-diagnosticados entre 1993 e 2006. Eles descobriram 11 novos casos de melanoma no grupo que fez uso do protetor solar diariamente em comparação com 22 casos no grupo que usou o protetor solar em sua frequência habitual, uma redução de 50 %. O melanoma invasivo foi reduzido em 73 % no grupo de proteção solar diária em relação ao grupo controle (3 casos vs 11).

Os autores notaram que seus resultados são de significância estatística e sugeriram que suas descobertas para o melanoma invasivo em particular devem ser interpretadas com cautela. No entanto, eles concluíram que entre os adultos de 25 a 75 anos, a aplicação regular de protetor solar FPS 15 em um período de 5 anos pareceu reduzir a incidência de novos melanomas primários por até 10 anos.

"A nosso conhecimento, as conclusões do julgamento são as primeiro a oferecer evidências suficientes para uma redução na incidência de melanoma invasivo após a aplicação regular do filtro solar em adultos", escreveram os pesquisadores Phyllis Gimotty e Karen Glanz.

Os pesquisadores acreditam que o estudo fornece informações importantes sobre o uso do filtro solar como fator de proteção que reduz, significativamente, o risco de melanoma.



Fonte: Isaude.net

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001