Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Vírus 'pega carona' nas células sanguíneas para atacar tumores no organismo

Você está localizado em: Home » Notícias » Vírus 'pega carona' nas células sanguíneas para atacar tumores no organismo



14/06/12

Cientistas do Reino Unido mostraram como o tratamento com o vírus intestinal reovírus pode ser eficaz contra o câncer.

Os resultados mostram que o vírus não só mata as células cancerosas diretamente, mas também provoca uma resposta imune, como uma vacina, que ajuda a eliminar células cancerígenas residuais.

A pesquisa, publicada na revista Science Translational Medicine, sugere que terapias virais como esta podem ser efetivamente injetadas na corrente sanguínea durante as consultas ambulatoriais de rotina, como agentes de quimioterapia padrão, tornando-os potencialmente adequado para uso contra uma ampla gama de cânceres.

Muitos estudos com reovírus em pacientes estão em andamento em todo o mundo, no entanto, até agora os médicos não tinham certeza sobre a melhor maneira de entregar o tratamento experimental. Embora o vírus possa ser injetado diretamente em tumores, este é um procedimento relativamente complicado exigindo conhecimentos técnicos consideráveis. O método de entrega também torna difícil o tratamento de tumores profundos dentro do corpo, tais como fígado, pulmões, pâncreas e estômago.

Os pesquisadores se preocupavam se o reovírus conseguiria atingir os tumores que se fosse entregue por via intravenosa, como os agentes de quimioterapia padrão. Eles esperavam que anticorpos no sangue iriam limpar e neutralizar o vírus antes que ele chegasse ao destino.

Mas agora ensaios com um pequeno grupo de pacientes têm mostrado que este não é o caso. Na verdade, não só o vírus permanece ativo durante a sua viagem através da corrente sanguínea, mas também se detém sobre as células cancerosas, ignorando os tecidos saudáveis nas proximidades.

"Parece que o reovírus é ainda mais inteligente do que pensávamos. Pegando carona em células do sangue, o vírus consegue se esconder da resposta imune natural do organismo e atingir sua meta de forma intacta. Isto poderia ser extremamente importante para a introdução de terapias virais como esta na prática clínica", afirma o pesquisador Alan Melcherm, da Universidade de Leeds.

O estudo envolveu 10 pacientes com câncer de intestino avançado que iriam retirar tumores que se espalharam para o fígado. Todos os pacientes receberam até cinco doses de reovírus nas semanas antes da cirurgia em ambulatório.

Exames de sangue realizados logo após o tratamento mostraram o vírus ativo associado a células do sangue.

Quando os pesquisadores examinaram partes de tecido removido durante a cirurgia até quatro semanas depois, eles encontraram "fábricas virais" e vírus ativos no tumor, mas não nos tecidos normais. Isto confirmou que o reovírus tinha sido entregue especificamente ao câncer depois de ter sido injetado na corrente sanguínea.

Segundo os pesquisadores, os resultados mostram que o reovírus pode enganar as defesas do corpo para alcançar e matar células cancerosas e sugere que ele poderia ser dado a pacientes por meio de uma injeção simples. "Estamos ansiosos para ver como esta pesquisa se desenvolve e se isso pudesse um dia tornar-se parte do tratamento do câncer padrão", concluem.

Isaude.net

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001